Take a fresh look at your lifestyle.

A melhor máscara do mundo

0

A máscara se tornou um item obrigatório e necessário no novo mundo em que vivemos. A necessidade de proteção colocou esse item como um daqueles que não podemos sair de casa sem.

A partir de hoje, a máscara se tornou um item básico e tão necessário que o simples fato de esquecê-la nos faz com que no sentíssemos como quando saímos de casa e esquecemos o celular, desnudos, desprotegidos.




Contudo a máscara está mais para um item de sobrevivencialismo, do que simplesmente um item pessoal de uso cotidiano. Tanto é que muitas pessoas se negam a utilizar a máscara no dia a dia, mesmo sabendo que ela lhe protege.

Qual máscara é a melhor?

Após quase um ano de experiências forçadas na utilização da máscara, pudemos constatar e tirar algumas conclusões sobre ela. Apesar de obviamente ser incômoda para utilizar, dificultar a nossa respiração, sabemos da extrema necessidade e importância dela.

Contudo, outros pontos puderam ser analisados e colocados em pauta. No início, muitas pessoas fizeram suas próprias máscaras, artesanais, feitas em casa. Naquele momento estava tudo ok, criar suas próprias máscara, utilizar ela da maneira correta, e depois lavar, para um novo uso.

Entretanto, agora sabemos que essa não é a melhor alternativa para o momento. Tendo em vista que surgiu uma nova variante, e essa mais agressiva, mais contaminadora, e portanto, necessita de uma maior proteção.

Existem várias máscaras no mercado que poderiam ser utilizadas para nossa proteção, contudo, nem todas possuem a mesma eficiência em proteção.

Cada uma das máscaras possuí suas qualidades e defeitos, e cada uma possui um modo de utilização que precisa ser analisado.

Então, qual é a melhor?

Para entender qual é a melhor, precisamos primeiro analisar as opções que temos disponíveis e também fazer um comparativo entre a eficiência de cada uma delas.




Portanto, é o que faremos a seguir:

  • Máscara Cirúrgica: esse tipo de máscara é muito utilizado para fazer cirurgia e procedimentos operatórios. Ela é feita com camadas de TNT especial, e só pode ser utilizada uma vez, logo após o uso a mesma deve ser descartada;
  • Máscara de Tecido: é o tipo mais comum e mais conhecido. Também o tipo de máscara que pode ser produzida em casa, de forma artesanal. O importante é ela ter 3 camadas de tecido e que cubra corretamente o rosto;
  • Proteção de Máscara de Tecido Especial: Algumas empresas que fabricam máscaras produzem este modelo com tecidos especiais que dizem inativar o vírus quando ele entra em contato com a superfície. Entretanto, não há nenhuma prova real da eficácia dessa proteção;
  • Máscara Face Shield: É aquela máscara de proteção de acrílico que muitos profissionais de supermercados e outros que trabalham com o público em geral utilizam. Ela protege aos olhos principalmente, e não descarta a necessidade de utilizar a máscara para o rosto, ou seja, é apenas um complemento;
  • Máscara N95 (PFF2): Essa é a máscara considerada a melhor em proteção. Consegue filtrar 95% do ar e retém até as menores partículas;

Máscara N95 – PFF2

Próximos de completar um ano de pandemia, e neste longo período de adaptação e novas vivências estamos cada vez mais dependentes de uma segurança externa que nos proteja deste vírus. Contudo, como vimos anteriormente, nem todas as proteções são eficazes.

As Máscaras N95 e PFF2, apesar de apresentarem uma nomeação diferente, representam o mesmo padrão de máscaras. Já no Brasil é utilizado o nome PFF2, e nos Estados Unidos, ela é conhecida como N95.

A Máscara PFF2 ou N95 é utilizada por profissionais da saúde que estão na linha de frente do enfrentamento a pandemia. Contudo, apesar disto, é possível encontrar a mesma para comprar em lojas e ecommerce.




Contudo, vale ressaltar que há uma máscara sendo vendida como se fosse a N95 – PFF2, mas na verdade ela é uma variação da máscara criada na China, e não é aprovada pela Anvisa nem pelo Inmetro.

As máscaras N95 e PFF2 foram testadas e aprovadas pelas instituições que regulamentam o uso no Brasil. Apesar da não aprovação, a KN95, como é conhecida, pode ser utilizada pela população em geral. Contudo, não apresenta uma certificação de eficácia como as outras.

Os modelos mais conhecidos, e mais seguros de máscaras utilizadas até pelas pessoas que estão diariamente expostas ao vírus, é a da marca 3M. Entretanto, existem vários modelos diferentes, como por exemplo:

  • Respirador descartável concha – 3M;
  • Máscara PFF2/N95 Aura – 3M;

Também, é importante ressaltar que esse modelo não é reutilizável, ou seja, não pode ser lavado e usado novamente. São máscaras descartáveis. Portanto, se você for comprar, opte por comprar kits de máscaras 3M. E não apenas uma unidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.