Take a fresh look at your lifestyle.

Erros e acertos que você pode estar cometendo na hora de lavar o cabelo

0

Lavar o cabelo, pode parecer uma atividade corriqueira, fácil e muito simples. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que existe uma forma certa para lavar o cabelo.

Fazer a lavagem de cabelo da forma errada pode afetar e muito na qualidade de crescimento dos fios, bem como a saúde capilar. Por isso é importante aprender a maneira certa e também entender o que você pode estar fazendo de errado.

É isso que iremos abordar nesse artigo. Portanto, leia o texto até o final!

Lavar o cabelo todo o dia faz bem?

Essa é uma dúvida recorrente, e muitas vezes tratado como mito por muitas pessoas. Algumas pessoas acreditam que para limpar bem o cabelo é preciso lavá-lo todos os dias.

Entretanto, de acordo com especialistas, toda vez que você lava o cabelo, e aplica uma certa quantidade de shampoo, esta mesma não é necessária para limpar o cabelo.

Contudo, lavar o cabelo com água algumas vezes na semana, é suficiente para remover a sujeira e deixá-lo limpo.

O cabelo possui um óleo natural que é essencial para deixá-lo saudável. No entanto, se você lavar os cabelos com shampoo e utilizar uma quantidade exagerada, gerando uma espuma, ela pode remover este óleo que é tão importante para saúde dos fios do cabelo.

Então, como agir na hora de enxaguar o shampoo?

Fazer o enxágue correto do shampoo no seu cabelo, irá fazer com que você limpe corretamente os resíduos que o shampoo soltou dos fios e do couro cabeludo.

Portanto, deixe o cabelo lavando na água corrente constante, auxilia e muito na limpeza do cabelo. Isso evita de ficar com pequenas quantidades de shampoo nos fios capilares do seu cabelo.

Contudo, tão importante quanto um bom enxágue, é você aplicar a quantidade ideal de shampoo. Apesar de estarmos acostumados a usar o shampoo até que o cabelo fique coberto por uma espessa espuma branca, isso não é necessário.

Uma quantidade pequena, irá agir melhor e se espalhar de forma uniforme. Portanto, não exagere na hora de utilizar o shampoo.

Como lavar o cabelo?

Conforme havíamos comentado anteriormente, fazer uma higienização correta dos fios do cabelo é a forma ideal para deixá-los bonitos e saudáveis.

Iremos aprender as dicas e técnicas para lavar seu cabelo da forma correta, você irá notar a diferença.

Como lavar o cabelo corretamente

Apesar de usarmos essa maneira de falar, não existe uma maneira 100% correta de lavar os cabelos, no entanto, com base nas coisas que fazemos de errado, podemos lavar o cabelo de uma maneira mais assertiva.

O importante é o processo, você conhecer seu cabelo e entender quais produtos funcionam ou não para seu tipo de cabelo. Lembrando, que o intuito principal é deixar seu cabelo bonito e saudável.

Vamos a algumas dicas para lavar o cabelo corretamente:

  1. Não lave o cabelo com água quente, utilize sempre água em temperatura fria ou ambiente para molhar os fios capilares;
  2. Utilize pouco xampu, o suficiente para lavar seu cabelo;
  3. Nunca massageie o couro cabeludo com a unhas, utilize a ponta dos dedos, e faça sempre com ele já úmido;
  4. Sempre, faça um enxágue completo, sem deixar resíduos ou restos de xampu no cabelo;
  5. Se quiser uma limpeza mais profunda, repita o processo quantas vezes achar necessário;
  6. Nunca aplique condicionador na raiz, sempre opte por aplicar no comprimento do cabelo;
  7. Espalhe o produto de cima para baixo, sempre espalhando bem o produto;
  8. Opte por seguir as recomendações de uso. Deixe agir o produto pelo tempo indicado no rótulo;
  9. Enxague tudo, sem deixar resíduos ou restos de produtos;

Dicas Bônus para cuidar bem do cabelo

Alguns cuidados que são relativos a após lavar o cabelo. Estes cuidados também devem ser levados em consideração para manter uma boa saúde capilar!

Veja as dicas a seguir:

  1. Não lave os cabelos todos os dias. Utilize um cronograma capilar para equilibrar seus cuidados com os cabelos;
  2. Jamais friccione os fios com a toalha ao secar, prefira secar apertando a toalha contra os fios, porém com cuidado;
  3. Não exagere na quantidade de produto para higienizar o cabelo;
  4. Nada de torcer os cabelos para remover a umidade, isso danifica os fios e pode gerar quebras;
  5. Evite prender os cabelos molhados, ou até mesmo manter a toalha com eles molhados por muito tempo;
  6. Tome muito cuidado ao pentear o cabelo durante o banho, os fios molhados ficam mais elásticos e vulneráveis a quebras;

Dica milagrosa: lavar o cabelo com vinagre

No quesito cuidados com os cabelos, sabemos que existem muitos produtos bons para cuidar da saúde capilar. No entanto, o que muitas pessoas desconhecem ainda, é a eficiência dos produtos caseiros nos cuidados dos cabelos.

Um destes exemplo, é sem dúvidas, o vinagre de maçã. Ele é um produto caseiro que pode ser utilizado para cuidar do cabelo.

Além de ele ajudar na reconstrução capilar, ele pode ser usado também para a higienização. Sim, durante o banho mesmo!

O Vinagre de Maçã sela as cutículas do cabelo, deixando-assim o cabelo mais macio e sedoso. Outro ponto interessante sobre o uso do vinagre de maçã, é que ele mantém a água dentro dos fios, e por isso o cabelo fica hidratado por mais tempo.

Adeus, caspa!

O vinagre de maçã, pode se tornar seu maior aliado no combate à caspa. Isto por que, ele possui ação antibacteriana e antifúngica. Portanto, ele pode acabar com bactérias e fungos que podem causar a caspa.

Outro motivo importante para usa o vinagre nos seu cabelo é que ele ajuda a diminuir a oleosidade do couro cabeludo.

Cronograma capilar: o que é e como fazer?

Criar um cronograma capilar é extremamente necessário para manter um ótimo cuidado dos cabelos.

Um cronograma capilar nada mais é que uma rotina de cuidados para os cabelos, que intercala alguns dos principais tratamentos, como por exemplo hidratação, nutrição e reconstrução.

A nutrição é responsável pela proteção do cabelo contra agressões que causam por exemplo, o ressecamento dos fios, o frizz nos cabelos e a fraqueza da fibra capilar.

A hidratação é necessária para manter uma boa elasticidade do cabelo, mantendo-os macios, com balanço e longe do ressecamento.

E a reconstrução é quem salva os fios que perderam massa e estão quebradiços por conta de processos químicos, como colorações, alisamentos e utilização de acessórios para cabelo como chapinha, secador, etc.

Para fazer um cronograma capilar correto, você deve intercalar os dias. Por exemplo: segunda feira hidratação, quarta nutrição, sexta, hidratação. Veja um exemplo na imagem abaixo:

lavar o cabelo - cronograma capilar

O importante é você manter um cuidado com seu cabelo, e saber as formas corretas e erradas de lidar com ele. Se esse texto auxiliou você, comente abaixo, ou compartilhe com uma amiga!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.