Por que existe sofrimento no mundo?
Todos os anos ocorrem várias catástrofes que arrancam e destroem dezenas de milhares de vidas. Vemos as imagens nas redes sociais e nas notícias: casas inundadas, terra arrasada pela seca, cidades arruinadas no rescaldo da guerra, pandemias ruinosas. Se decidirmos não desviar o olhar e ficar entorpecidos, nosso coração ficará abalado, chocado e aflito com a extensão do sofrimento.
Em meio a todas as perguntas, uma se destaca: Por quê? Por quê isso aconteceu? Como isso aconteceu? E se realmente existe um Deus que se preocupa conosco, onde ele estava?
Por que as pessoas têm câncer? E Por que existem terremotos que destroem cidades inteiras?
Por que as pessoas têm que trabalhar tanto para ter dinheiro suficiente para mal alimentar suas famílias?
Inconscientemente, provavelmente nos fazemos perguntas como essas com bastante frequência. Mas, conscientemente, raramente o fazemos. Estamos tão ocupados vivendo nossas vidas que raramente paramos e nos perguntamos: “POR QUÊ?”
Mas então algo acontece para nos acordar. Nossos pais se divorciam. A garota na rua é sequestrada. Um parente contrai câncer. Isso nos acorda um pouco. Mas então podemos muitas vezes afundar na negação. Isto é, até que outra tragédia aconteça, outra incongruência. Então, é provável que pensemos: “Algo não está certo aqui. Algo está muito, muito errado. Não é assim que a vida deveria ser! ”
Então, por que coisas ruins acontecem? Por que este mundo não é um lugar melhor?
Há uma resposta para a pergunta POR QUE, encontrada na Bíblia. Mas não é uma resposta que a maioria das pessoas goste de ouvir.
Parece estranho?
O que ou quem poderia tornar este mundo diferente do que é? O que ou quem pode garantir que a vida seja sem dor, para todos, o tempo todo? Deus poderia. Deus poderia fazer isso. Mas ele não é. Pelo menos não agora. E podemos ficar com raiva dele como resultado. Como diz o argumento: “Deus não pode ser todo-poderoso e todo-amoroso. Se estivesse, este mundo não seria do jeito que está! ”
Dizemos isso na esperança de que Deus mude sua posição sobre o assunto. Nossa esperança é que colocar uma viagem de culpa nele o faça mudar a maneira como está fazendo as coisas. Mas ele não parece se mover. Por que ele não quer?
Deus não se move – ele não muda as coisas agora – porque ele está nos dando o que pedimos.
Adrão e Eva
Lembra da história de Adão e Eva? Eles comeram o “fruto proibido”. Esse fruto foi a ideia de que há algo mais importante na vida do que o próprio Deus. Para Adão e Eva, isso implicava a esperança de que eles poderiam se tornar como Deus, sem Deus.
Eles consumiram a noção de que havia algo mais valioso na existência do que o próprio Deus, algo mais valioso do que ter um relacionamento pessoal com Deus. E a história deles é a história de todos nós, não é? Quem não disse – se não de forma audível pelo menos em seus corações – “Deus, eu acho que posso fazer isso sem você. Eu vou sozinho. Mas obrigado pela oferta.”
Todos nós tentamos fazer a vida funcionar sem Deus. Por que nós fazemos isso? Provavelmente porque todos nós acreditamos que existe algo mais valioso, mais importante, do que Deus. Para pessoas diferentes são coisas diferentes, mas a mentalidade é a mesma: “Deus não é o mais importante na vida. Na verdade, prefiro fazer isso sem ele. ”
Qual é a resposta de Deus a isso?
Talvez o único mundo que Deus realmente deseja seja aquele em que todos percebam que ele é o maior tesouro da vida. A Bíblia diz que Deus é um Deus ciumento. Muito possivelmente, Deus deseja fazer parte de um sistema no qual ele é mais desejado do que qualquer outra coisa. Afinal, ele é Deus, o Criador. Aquele que sempre existiu. Aquele que pode criar um universo “no nado de costas”.
Talvez Deus tenha essa ideia engraçada de que devemos valorizá-lo acima de todas as pessoas e de todas as coisas e até acima de nós mesmos, porque só ele pode nos dar uma vida perfeita.
Talvez isso explique o mundo em que vivemos – um sistema sem Deus como Rei. Na Bíblia, Deus disse a Adão e Eva como seria esse sistema:
“Maldito o solo por sua causa; através do trabalho doloroso, você comerá dela todos os dias de sua vida. Com o suor da tua testa comerás a tua comida até voltar à terra, visto que dela foste tirado; porque você é pó e ao pó voltará ” (Gênesis 3: 17,19).
O Sistema deste mundo
A vida é dolorosa. A vida é difícil. Coisas horríveis acontecem com as pessoas o tempo todo. Temos que trabalhar para sobreviver. Em vez de trabalhar por prazer, trabalhamos por necessidade para alimentar a nós mesmos e nossas famílias. Nós morremos. Seja aos 7, 17, 67 ou 100 anos, todos nós morremos. Ninguém escapa da morte.
Então esse é o sistema em que vivemos: dor, ter que trabalhar para sobreviver, então a morte. Qual é o problema? Por que esse tipo de mundo é um problema tão grande?
Esse tipo de mundo é um problema porque podemos imaginar um mundo muito melhor. A Bíblia diz que Deus “pôs a eternidade no coração dos homens” (Eclesiastes 3:11). Nós sabemos, em nossos corações, como seria um mundo melhor.
Se fôssemos meramente produtos do acaso mais o tempo, não conceberíamos um mundo melhor – “Você trabalha duro. Você suporta a dor. Então você morre. Isso é vida.” Mas não dizemos isso em nossas mentes.
Porque sabemos melhor. Sabemos que um mundo sem morte, dor, sobrevivência e trabalho é realmente possível. (É por isso que ridicularizamos Deus por não providenciar esse mundo melhor agora.)
Mas Deus nos deixou neste mundo. Por quê?
Talvez para que víssemos a necessidade dele. Talvez ele nos tenha colocado neste mundo, neste sistema, para nos mostrar como é o mundo sem ele no comando. Bem horrível.
Mas muitos de nós tentamos fazer o sistema funcionar apesar de suas falhas. Nós resistimos. Nós trabalhamos duro. Suportamos a dor. Então, enfrentamos a morte com coragem ou indiferença – embora seja o grande cartão de visita que nos permite saber que há algo muito errado com este mundo.
Ou fazemos o nosso melhor para ignorar as falhas por completo. Gastamos toda a nossa energia nos “divertindo” tanto quanto possível e fingimos que as falhas não existem.
Então, do que se trata essa vida? Porque estamos aqui?
Por tudo o que a Bíblia diz, parece que Deus simplesmente quer pessoas que o desejam. Não é nada complicado. Ele deseja conhecer pessoas e tê-las residindo em seu sistema, para que sejam libertadas de todo o mal e sejam aperfeiçoadas por sua graça. Aqui está uma amostra das evidências para isso …
“[Deus] deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2: 4).
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
“O Senhor… é paciente convosco, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3: 9).
“Pois não tenho prazer na morte de ninguém, declara o Soberano Senhor. Arrependa-se e viva! ” (Ezequiel 18:32).
“Eu sou a ressureição e a vida. Quem crê em mim viverá, ainda que morra ” (João 11:25).
Talvez Deus nos dê tempo neste sistema mundial para tomar uma decisão muito importante sobre ele: queremos ter um relacionamento com ele ou não? É provavelmente por isso que estamos aqui.
Por quê?
Se começarmos um relacionamento com ele agora, ele melhorará muito nosso tempo neste mundo. A vida pode não ser necessariamente mais fácil, mas definitivamente será mais gratificante, recompensadora e significativa.
No entanto, Deus tem um sistema completamente diferente em mente – aquele pelo qual ele está totalmente no comando, aquele no qual sua vontade é feita o tempo todo. Afinal, quem vê cada estupro, cada acidente de carro, cada pessoa com fome, cada vítima de câncer, cada criança abandonada?
É Deus quem vê tudo isso e muito mais, o tempo todo. Muito possivelmente, ele está muito mais chateado com a condição deste mundo do que nós, ou poderíamos estar.
Talvez não pudéssemos suportar a quantidade de dor que o próprio Deus constantemente suporta. E ainda assim ele permite que este mundo continue – mas apenas por um tempo.
Haverá um tempo em que apenas aqueles que receberam seu dom de libertação total de todo o mal, seu Filho, viverão para sempre em uma eternidade perfeita.
Não há respostas fáceis para a pergunta POR QUÊ. Mas é provável que os problemas nesta vida e neste mundo nos levem a Deus e nos mostrem a necessidade dele. Talvez seja por isso que Jesus nos aconselhou a orar o seguinte a Deus:
“Venha o Teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu ” (Mateus 6:10).
Este mundo não é como Deus deseja que seja. E não será até que seu reino chegue.