Cúrcuma: como tomar e perceber maravilhas no seu corpo!
O que é cúrcuma?
Você irá aprender a como tomar cúrcuma. Uma das plantas mais conhecidas em todo o mundo, a cúrcuma possui muitas virtudes. Por exemplo, dentre elas estão especialmente as propriedades medicinais da cúrcuma e seu uso na gastronomia.
A cúrcuma, também é conhecida como açafrão-da-terra, açafrão, gengibre dourado, entre outros nomes. A planta possui outros usos, como por exemplo no mercado internacional onde utilizam-a para produzir produtos têxteis e perfumes.
Cúrcuma ou açafrão?
A cúrcuma (curcuma longa) também é popularmente conhecida como açafrão-da-terra. A cúrcuma é da mesma família do gengibre, e possui o aspecto muito similar também, e muitas pessoas acabam confundindo os dois.
Já o açafrão é coletado através da planta crocus sativus, e é uma planta diferente da cúrcuma. Sendo assim, muitas pessoas acabam confundindo os dois, por terem uma coloração muito parecida.
Além da coloração em semelhante, a cúrcuma e o açafrão possuem propriedades médicas muito parecidas.
Açafrão um dos temperos mais caros do mundo
Muitas civilizações cultivavam há mais de 3.500 anos. E ao longo do tempo ele foi um dos temperos mais caros do mundo. Isso ocorre por que para obter cerca de 1kg desta especiaria é necessário em torno de 200 mil flores da espécie.
Então, outra coisa que se deve levar em conta no quesito de alto preço é que para a colheita e produção do açafrão é necessário um trabalho completamente manual.
É feita uma separação dos filamentos vermelhos que há nas plantas (e cada planta possui apenas 3), e logo após eles são secos em quantidades pequenas sobre peneiras a fogo baixo. Só neste processo, eles perdem 80% do seu peso normal.
Atualmente, o açafrão é muito cultivado no Irã, na Espanha. No entanto, ainda existe uma região, de onde se cultiva o açafrão, que ele consegue ser ainda mais caro e exclusivo que nas demais localidades, este açafrão é proveniente do Himalaia.
Os benefícios do Açafrão-da-terra
Tanto na área medicinal quanto na área gastronômica, o açafrão-da-terra possui grandes benefícios.
Essa planta tem sido utilizada há milhares de anos por habitantes na índia como uma erva medicinal e também como tempero para alimentação. Em seguida, você vai aprender como tomar a cúrcuma para conseguir esses benefícios.
O principal ingrediente ativo encontrado na cúrcuma é a curcumina, ela possui muitos benefícios, como efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.
Ela também é indicada para outros problemas de saúde, como infecções, alterações no fígado, lesões, reumatismo, resfriados, sinusites e mais.
Portanto, veja abaixo alguns dos benefícios desta maravilha da culinária e medicina:
- Ajuda a prevenir o câncer;
- É um aliado no tratamento de câncer;
- É um ótimo Anti-inflamatório;
- Reduz o colesterol;
- Diminui a oxidação do LDL;
- Dificulta a agregação de plaquetas;
- Reduz o tamanho da trombose;
- Para pessoas que tem diabetes tipo II, diminui os níveis de hemoglobina glicosilada e diminui a microalbuminúria;
- Reduz as crises de exacerbação na esclerose múltipla;
- Ajuda a prevenir doenças como Alzheimer e Parkinson;
- Tarda o processo degenerativo nos casos de Alzheimer;
- Ajuda a reduzir as dores causadas pela artrite;
- Protege contra doenças inflamatórias nos olhos;
- Estimula a regeneração muscular;
- Regenera feridas;
- Ajuda a proteger o fígado e rins;
- Protege e ajuda a melhorar doenças inflamatórias do intestino;
- Consegue proteger contra a catarata;
- Protege o pulmão da formação da fibrose pulmonar;
- Inibe a replicação do HIV;
- Inibe a reprodução das leishmanias;
- Melhorar a digestão;
- Ajudar na perda de peso;
- Combater resfriados e gripes;
- Evitar crises de asma;
- Desintoxicar e tratar problemas de fígado;
- Regular a flora intestinal;
- Regular colesterol;
- Estimular o sistema imune;
- Aliviar inflamações da pele, como eczema, acne ou psoríase;
- Melhorar a resposta anti-inflatória natural.
Cúrcuma como tomar e para que serve?
Na cúrcuma a parte mais usada é o pó que é extraído através de sua raiz. Geralmente muito utilizado para temperar alimentos, no entanto, ela pode ser consumida de outras formas, e com alguns segredos que potencializam sua utilização.
Entretanto, existem várias formas de se tomar cúrcuma de uma forma que seja muito efetiva para seu propósito.
Para este tipo de uso, a especiaria é encontrada em natura, ou seja, em pó, e também encontrada em cápsulas. Ela pode ser utilizada com água pura, e com outros temperos, além de ser incorporada em shakes ou batidas. em formato de chá também.
Como tomar? Métodos de preparo
- Infusão de cúrcuma: uma das formas de tomar a cúrcuma é fazendo uma infusão! Para isso, é preciso colocar 1 colher de café de pó de cúrcuma em um recipiente de cerca de 150 ml com água fervente. No entanto, é necessário deixar repousar o líquido entre 10 e 15 minutos. Depois do repouso, pode beber até 3 xícaras por dia, entre os intervalos das refeições.
- Cápsulas de cúrcuma: A cápsula de cúrcuma pode ser usada como tratamento, geralmente fitoterápico, mas pode ser utilizado em outros, dependendo da recomendação do médico ou profissional especializado. As cápsulas possuem uma concentração maior do extrato da cúrcuma, e também facilitam a ingestão diária.
- Shot de cúrcuma: essa é a receita de um excelente antioxidante feito com a cúrcuma. Todavia, para fazer, basta uma colher de chá de cúrcuma fresca ralada ou em pó, adicionar um limão espremido, uma pitada de pimenta-do-reino, uma pitada de pimenta cayena, e meia colher de chá de gengibre ralado. É recomendado beber em jejum, pela manhã. A pimenta e o gengibre amplificam a capacidade de absorção da curcumina.
- Shake de cúrcuma: outra forma de tomar a cúrcuma é através de um shake. Ele pode ser preparado de diversas formas, no entanto lhe passaremos uma forma de shake de berries com gengibre e cúrcuma. Para preparar, você vai preparar com 140g de banana congelada e sem casca, colocando 300ml de água de coco, 200g de berries congeladas (mirtilo, morango e amora), 1 pitada de gengibre ralado e acrescentar uma pitada de cúrcuma. Bata tudo em um liquidificador e depois beba.
Qual a quantidade recomendada para tomar?
Da mesma forma como tudo na vida, existe um equilíbrio. Para tomar a cúrcuma não seria de forma diferente. Existe uma quantidade recomendada ideal para tomar a cúrcuma.
Por isso, não deve-se ultrapassar essa dosagem, pois isso pode gerar alguns efeitos colaterais, que geralmente estão associados a ingestão excessiva da especiaria.
Entretanto, não existe uma quantidade ideal estipulada para obter os benefícios ideais da cúrcuma. É comum utilizar em torno de 2 g a 3 g para obter esses benefícios. Portanto, o importante a se notar, é que não se deve ultrapassar uma dosagem de 10 g ao dia.
ATENÇÃO: Não utilize nenhum produto ou medicamento sem antes consultar um médico. Mesmo que a cúrcuma é uma especiaria e é um “produto natural” a ingestão da forma errada pode gerar danos à saúde, e trazer prejuízos ao tratamento de possíveis doenças.