Take a fresh look at your lifestyle.

Como economizar até 50% na conta de luz da sua casa.

0

Tornar-se energeticamente eficiente em casa pode poupar dinheiro e também ajuda a fazer a sua parte para reduzir as emissões. Todos estes aparelhos e lâmpadas podem parecer relativamente insignificantes, mas todos eles se somam. Poupar eletricidade em casa ajuda a reduzir a necessidade de energia no lar e, por sua vez, ajuda a reduzir a procura de combustível fóssil poluente. Além disso, também poupará dinheiro nas suas contas de eletricidade.

Porque é que a Eficiência Energética em Casa é importante?

O consumo de eletricidade continua a ser uma preocupação ambiental significativa em todo o mundo. Continuamos a produzir a maior parte da eletricidade consumida a partir de combustíveis fósseis; petróleo, gás natural, e carvão. Procuramos o combustível para a eletricidade gerada desta forma abaixo da superfície do solo, o que normalmente requer recolha através de perfuração e exploração mineira.

De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), as centrais eléctricas alimentadas a carvão foram as que mais significativamente contribuíram para o crescimento das emissões em 2018. A produção de eletricidade a carvão é responsável por 30% das emissões globais de CO2.

Poupar energia ajuda o meio ambiente também!

A poupança de energia continua a ser importante, apesar de países como o Reino Unido terem feito enormes progressos no sentido de uma eletricidade mais limpa.

Mais de 40% da produção de eletricidade no Reino Unido veio de fontes renováveis em Dezembro de 2020. Ao mesmo tempo, os EUA falam de uma percentagem mais modesta, mas em melhoria, de 20%.

No entanto, as centrais eléctricas não renováveis continuam a disparar regularmente para satisfazer os picos de procura. Especialmente em meses mais frios para aquecer as nossas casas, ou quando muito quentes, para fornecer energia para o ar condicionado omnipresente em climas mais quentes.

Quando conservamos energia em casa, todos podemos desempenhar um papel pequeno mas valioso na ajuda à redução da necessidade de produção de eletricidade. E para cada poupança de energia que fazemos em casa, ajudamos a reduzir a procura, reduzindo as emissões poluentes de CO2.

17 Dicas de Economia de Energia para o Lar

Pode poupar eletricidade em casa reduzindo a quantidade de aparelhos para cozinhar, aquecer e refrigerar – alguns dos mais caros em termos de consumo de energia. Melhor ainda, para economizar luz, com cada poupança que fizer, reduzirá o custo das suas contas de eletricidade. Por exemplo, apenas recusando os seus termóstatos 1°, poderá poupar 10% na sua conta de aquecimento doméstico.

Aqui estão 17 maneiras de poupar eletricidade que você e a sua família obtêm convenientemente.

1. Tire tudo da tomada!

Sabia que: Os seus aparelhos electrónicos utilizam até 75% do seu consumo de eletricidade quando estão desligados?

Uma simples visita à sua casa irá provavelmente provar que tem pelo menos vários artigos ligados à corrente que não está a utilizar. Por exemplo, artigos eléctricos em modo de espera, tais como televisores, computadores e consolas de jogos de vídeo. Muitos destes aparelhos consomem uma pequena quantidade de eletricidade enquanto esperam pela sua utilização.

Desligar quando não está a ser utilizado para poupar eletricidade e conservar energia

É possível reconhecer aparelhos eléctricos que desenham eletricidade se tiverem um ambiente de espera ou um pouco de luz a brilhar enquanto esperam pela utilização. Quando não os utilizar durante algum tempo, desligue-os na parede para conservar energia.

Enquanto a eletricidade que consomem pode parecer pequena, tudo se soma durante um período mais longo na sua conta de eletricidade. Esteja atento, especialmente aos aparelhos mais antigos que possam ser menos eficientes em termos energéticos.

2. Filtros de linhas inteligentes (ou clampers) ajudam a gerir a utilização da forma inteligente

Enquanto a primeira dica auxilia e muito, há alguns itens que não podem ser desligados da tomara, é o caso da geladeira, e outros itens. Com isso utilizar um clamper ou filtro de linha inteligente auxiliará nisso. Contudo, ele faz apenas um gerenciamento e controle sobre os aparelhos, fazendo com que a variação de tensão dos eletrodomésticos não dê picos altos, evitando assim que haja gastos desnecessários.

Um clamper inteligente lida com o problema de não utilizar eletrodomésticos para gastar energia desnecessariamente. Com uma filtro de linha inteligente, pode configurá-las para desligar a eletricidade dos aparelhos quando não estão a ser utilizadas. Em alternativa, alguns modelos permitem-lhe poupar custos de eletricidade ao configurar temporizadores para desligar o fornecimento quando está trabalhando ou a dormindo.

Por exemplo, o Kasa Smart Plug (na amazon) acima ilustrado liga-se a uma aplicação para monitorizar a utilização de energia enquanto permite a configuração individual de cada aparelho. A minimização do uso irá ajudá-lo a poupar dinheiro a longo prazo.

3. Utilizar grandes aparelhos em conjunto para reduzir o consumo de energia

Enquanto a sua máquina de lavar e de secar roupa moderna pode ser marcadamente eficiente em termos energéticos, mesmo os aparelhos eficientes em termos energéticos ainda consomem muita eletricidade em cada utilização.

Para conservar a eletricidade tanto quanto possível, junte a sua roupa (como família ou colegas de quarto) e faça cargas completas ao mesmo tempo. Como resultado, reduz-se o número de vezes que se acaba por utilizar a máquina de lavar todas as semanas. Se ajudar, pense na quantidade de dinheiro que está economizando com cada lavagem.

4. Seque a sua roupa e louça naturalmente

Também pode cortar o uso da máquina de secar roupa para poupar energia, secando a roupa ao sol (se viver numa casa que o permita, ou seja). Se não conseguir evitar a máquina de secar, utilize uma configuração mais baixa, mesmo que a secagem possa demorar mais tempo.

Se utilizar uma máquina de lavar louça, deite fora o ciclo de secagem aquecido, secando com um guardanapo. Pode também deixar a porta da máquina de lavar louça aberta e permitir a secagem ao ar para poupar dinheiro no ciclo de aquecimento. É perfeitamente aceitável deixar secar a loiça ao ar, pois serão igualmente higiénicos.

5. Procure equipamentos com selo da Procel para economizar luz

selo procel

Aqui no Brasil, os equipamentos eletrônicos possuem uma avaliação feita pela procel. Essa avaliação traz em consideração o consumo e eficiência do aparelho elétrico.

Procure sempre eletrodomésticos com a letra A, que são os mais econômicos na escala da Procel.

6. Troque o aquecedor pelo fogão a lenha ou lareira natural

Se você mora em uma região que faz frio no inverno, troque seu aquecedor elétrico por um fogão a lenha ou uma lareira à lenha. Isso fará com que você economize um valor bem alto de energia nos meses de frio.

Há regiões do Brasil, onde é necessário ter uma forma de aquecimento, e nada melhor que um aquecimento natural, através do fogo.

Os aquecedores elétricos, assim como os chuveiros são os grandes vilões da energia nos meses de inverno. Portanto, trocar ele por uma forma manual de aquecimento pode ser uma boa alternativa.

7. Ajustar a utilização da luz

Uma dica simples é lembrar de desligar as luzes desnecessárias quando não as utilizar. Para melhores resultados, poupar eletricidade em casa, utilizar lâmpadas com potências mais elevadas e reduzir o número de lâmpadas em cada divisão. Por exemplo, pode desligar 2-3 lâmpadas de 60 watts instalando uma lâmpada de 100 watts numa divisão.

Facilmente esquecida por vezes é talvez uma das coisas mais simples que se pode fazer para reduzir o consumo de energia. Basta deixar entrar a luz natural e evitar de todo ligar as luzes eléctricas durante o dia. Também encontrará melhor luz natural para o seu trabalho a partir do ambiente doméstico. E, claro, desligue todas as luzes antes de se apagar.

8. Instalar lâmpadas de baixo consumo energético para economizar luz

Trocar lâmpadas convencionais por lâmpadas Led pode ser uma boa pedida. O custo delas no início pode parecer caro, mas no final das contas compensa. O custo na conta de luz muita e muito trocando apenas as lâmpadas.

A economia é gradual e constante. Aproveite da tecnologia para economizar luz.

9. Diminua o nível do seu congelador

A maioria de nós não presta muita atenção à temperatura a que o nosso congelador funciona. Desde que, claro, tenhamos bebidas frias, e os vegetais permaneçam frescos.  No entanto, quando estamos atentos à conservação de energia, a redução da temperatura em alguns graus poupa eletricidade.

Com um ligeiro ajuste no seu termóstato, o seu frigorífico continuará a manter tudo frio e fresco, enquanto que esta pequena mudança resulta numa menor utilização do motor para ajudar a reduzir essas contas de energia.

10. Elimine as fugas de ar para reduzir as correntes de ar

Já alguma vez sentiu que o ar quente está a encontrar o seu espaço confortável com ar condicionado no Verão? Ou vice-versa, o ar frio aparece como o inimigo da poupança de energia no Inverno?

As hipóteses são de ter fugas de ar algures na sua casa. Outra dessas formas fáceis de poupar eletricidade é simplesmente ligar as fugas de ar em casa. Tenha cuidado com as correntes de ar das portas e janelas externas e repare-as ou ligue-as para evitar fugas de ar do exterior.  Também pode usar o despojamento meteorológico para alinhar portas ou janelas onde a perda de calor é um problema, resultando em menos custos de aquecimento e arrefecimento.

Se tiver um sistema HVAC, ou qualquer outro para aquecimento ou arrefecimento, ajuda a evitar a necessidade de aquecimento doméstico ou o seu ar condicionado trabalhar mais do que é necessário. O resultado, claro, é uma menor utilização de eletricidade, e com isso poder economizar luz.

11. Instalar ventiladores de teto para ar mais frio sem arrefecimento

Ventiladores de teto que circulam ar quente ou frio de volta para a sala impedem o uso de energia extra ao ligar um ar condicionado para arrefecimento. Em climas mais quentes, o uso de ambos ao mesmo tempo ajuda-o a sentir-se fresco enquanto o ar condicionado num ambiente mais baixo consome menos energia.

12. Utilizar portas e cortinas para economizar luz

Aqueça ou arrefeça apenas os quartos de que necessita. A simples instalação e utilização de cortinas térmicas pode evitar a perda de calor para o exterior em estações mais frias.

Entretanto, mantenha as suas áreas habitáveis arrefecidas, colocando o ar condicionado a uma temperatura confortável. Mas também não demasiado frio, reduzindo a necessidade de que o ar condicionado funcione continuamente para conservar energia. Fechar as portas entre quartos também garantirá que os seus custos de arrefecimento não acabem por pagar mais quartos do que o necessário.

13. Mantenha o seu isolamento

O isolamento danificado pode aumentar o consumo de energia, tanto sob a forma de aquecimento como de arrefecimento. De acordo com o energy.gov, 20% da energia consumida numa casa durante o Inverno resulta da perda de calor através do sótão.

Uma das formas mais significativas de poupar a longo prazo é instalar um isolamento adequado na sua casa para a proteger de perdas de calor desnecessárias durante o Inverno. E ajuda a garantir que o seu ar condicionado não tenha de trabalhar horas extraordinárias para o manter fresco durante o Verão.

Se precisar de instalar ou reparar o isolamento na sua casa mas não puder pagar a um empreiteiro, muitos vídeos de bricolage estão disponíveis online para o guiar ao longo do processo. Encontrará materiais de isolamento acessíveis, tais como fibra de vidro, fibra natural, folhas elegantes, e placas de espuma rígida facilmente acessíveis.

Sempre que possível, procure alternativas naturais que tenham tido menos impacto no ambiente no seu fabrico. Procure também comprar produtos locais para reduzir os impactos do transporte como bónus de conservação de energia. A sua próxima fatura energética irá agradecer-lhe.

14. Desligue e descongele o seu freezer mensalmente

O seu congelador beneficia de descongelação ocasional, normalmente uma vez por mês. Quando o gelo excessivo se acumula no congelador, o sistema acaba por trabalhar mais para preservar todo esse gelo e manter o ar frio a fluir. Como resultado, um congelador que necessita de descongelar utiliza mais energia e aumenta os seus custos energéticos.

Sempre que quiser descongelar, basta desligar o congelador e remover todos os artigos alimentares. Deixe a porta aberta para um processo de degelo mais rápido, e depois seque o congelador. Volte a ligá-lo, e uma vez arrefecido, volte a embalar os seus produtos alimentares. Certifique-se de que coloca os alimentos corretamente para permitir um fácil fluxo de ar de refrigeração e uma melhor poupança de energia (para que o sistema do seu congelador não funcione demasiado!).

Precisa realmente de todos esses freezers? Faça um esforço para economizar luz.

Também pode poupar mais dinheiro desligando os congeladores de casa e utilizando um congelador da geladeira.

15. Faça manutenções para economizar luz

Os seus aparelhos funcionarão mais eficazmente e poupar-lhe-ão eletricidade em casa se forem tratados. Por exemplo, quando os seus filtros de ar condicionado entopem, pode optar por aumentá-los, porque a temperatura normal já não faz tanto, utilizando mais energia.

Ao mudar o filtro (mensalmente, como recomendado), poderá obter ar frio suficiente a uma temperatura mínima, e notará uma redução nas suas contas de serviços públicos. O mesmo se aplica à sua máquina de lavar louça, secador de roupa, e outros aparelhos.

DICA BÔNUS: Está em alta agora a utilização de energia solar, é uma ótima forma de economizar luz. É um alto custo ainda em nosso país, mas está barateando com o passar do tempo. A utilização dessa fonte de energia limpa ajuda o meio ambiente e rende uma economia muito grande com o passar do tempo.

Conclusão

Lembre-se que existe uma ligação entre a quantidade de eletricidade que utiliza e o seu ambiente. As suas alterações pessoais de conservação de eletricidade podem parecer pequenas, mas todas elas se somam. Além disso, encontrará, seguindo algumas das dicas simples acima. Não precisa de se apressar e comprar produtos energeticamente eficientes.

Encontrará economias de energia tão simples como prestar atenção à utilização em casa, isolando o seu aquecedor de água e substituindo as lâmpadas incandescentes por lâmpadas eficientes em termos energéticos quando chegar a altura. Pequenas mudanças, como desligar toda a luz antes de se apagar, tudo se soma. Tudo isto resulta na conservação de energia à volta da casa.

Portanto, até ao momento em que podemos depender inteiramente de fontes de energia verde, todos podemos contribuir para o nosso esforço coletivo de preservar os nossos recursos naturais e abrandar o efeito do aquecimento global.

Pratique algumas das nossas dicas acima para poupar eletricidade em casa e fará a diferença antes de dar por isso. Não só a sua conta de eletricidade lhe agradecerá, como também estará a reduzir a sua pegada de carbono enquanto faz a sua parte pelo ambiente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.