Cartão Mais Social: o que é, como receber, valores.
Cartão Mais Social é um cartão social desenvolvido pelo governo, afim de auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, famílias estas que estão em situação de insegurança alimentar e nutricional.
Cartão Mais Social
O projeto social do Cartão Mais Social distribui renda para famílias em situação social e econômica complicada. O objetivo é garantir acesso a compra de alimentos, produtos de higiene pessoal. Contudo é estritamente proibido o uso do cartão para compra de bebidas alcóolicas e cigarro, sob pena de perder o benefício.
O que é?
O Cartão Mais Social é um projeto do governo, que visa sanar um problema social e econômico, através da distribuição de renda.
Como receber?
Para receber, primeiramente, o usuário deve estar regularizado e devidamente cadastrado no CadÚnico. Outro pré-requisito é que somente uma pessoa por família pode receber o valor. Através do CadÚnico que se comprova a real necessidade de receber o benefício social.
Valores
O benefício do Cartão Mais Social é pago através de um cartão de débito, onde mensalmente é depositado um valor de R$ 300,00 por família. Com este valor, a família pode adquirir alimentos e produtos de higiene pessoal. Contudo, é proibido utilizar o cartão para comprar bebidas alcoólicas como cervejas, cachaça e outros, e também cigarros. A família que fizer compras deste tipo, terá o cartão cancelado.
O benefício é de R$ 300 mensal, contudo se a família não utilizar o cartão por 3 meses consecutivos, o mesmo será cancelado.
Documentos necessários para cadastro
- RG;
- CPF (Regular junto à Receita Federal);
- Certidão de Nascimento;
- Número de Inscrição Social – NIS.
Famílias Beneficiadas
As famílias beneficiadas pelo programa social tem a liberdade de comprar os alimentos e produtos de higiene pessoal, onde preferirem. Pois o cartão do benefício social é um cartão de débito desbloqueado onde é possível utilizar o cartão através de uma senha que será criado assim que a família receber o cartão.
“Olhar e não ter o alimento para dar para o filho é muito triste”, afirma a diarista Sueli de Lima, de 39 anos. Ela é uma das atendidas pelo Mais Social e chegou a passar necessidades antes do programa.
“Trabalho de doméstica há muitos anos, desde meus 11 anos, só que agora estou desempregada. Mas eu faço diárias para ter uma renda e o ‘Mais Social’ me ajuda bastante porque está tudo muito caro no mercado. A gente vai e traz uma sacola. Dá para comprar arroz, feijão, uma mistura e o gás, que também está caro. Eu agradeço por ter esse benefício. Tem muita gente que não tem. Muitos e muitos estão passando fome nesse Brasil. Então, é um privilégio”, diz Sueli.
Benefícios Sociais
Nos últimos tempos os benefícios sociais tem feito cada vez mais parte na vida das famílias, principalmente nas famílias de baixa renda, e que estão em vulnerabilidade social e econômica. Toda essa ajuda, se faz necessário devido ao momento recente em que vivemos, como a recente pandemia e a Guerra da Ucrânia.
Estes últimos acontecimentos impactaram e muito de forma negativa a economia mundial. Acarretando em todo o mundo no aumento do desemprego, e no crescente aumento da fome. Os benefícios sociais tem o objetivo de ajudar essas famílias através da distribuição de renda.
Cartão para Comprar Alimentos
Antes a forma mais fácil de distribuição de renda era através da compra de cestas básicas por parte dos governos, contudo, hoje a nova estratégia dos governantes tem sido distribuir cartões com saldo em débito para que as famílias optem por comprar o que necessitam.
Isso facilita no âmbito de proporcionar às famílias a possibilidade de optar pelo alimento que mais faz falta em suas casa. Portanto, as famílias podem optar por comprar frutas e legumes, carnes ou alimentos específicos que estejam faltando em suas casas.