Take a fresh look at your lifestyle.

Cnh Social: o que é, quem tem direito, como se inscrever?

0

CNH Social é um programa criado pelo governo em parceria com o Detran para dar acesso à pessoas de baixa renda a possibilidade de adquirir uma carteira de motorista.

O programa social tem como objetivo oferecer oportunidades para famílias de baixa renda através de um incentivo via CNH Social.

CNH Social o que é?

Para o CNH Social funcionar, ele foi sancionado através de um projeto de lei. Entretanto cada estado possui uma legislação diferente no que diz respeito ao CNH Social. Portanto, há alguns estados que possuem o programa social funcionando, e com as inscrições abertas.

Contudo, por serem diferentes em cada estado, pode haver uma variação no que se refere ao nome do programa. Em alguns estados, por exemplo, ele pode se chamar: CNH Social, CNH Popular, CNH Gratuita, CNH Cidadã e CNH Pai D’égua.

Quando começa o CNH Social 2022?

Em 2022 o CNH Social irá agregar mais estados e com isso mais pessoas poderão receber o benefício. Entretanto, vale ressaltar que há uma diferença entre os estados, e por isso podem variar as datas de início do CNH Social 2022.

Para não causar confusão, é necessário estar atento as datas do CNH Social diretamente no estado onde você reside. Para isso, você pode acompanhar as publicações oficiais do Detran do seu estado.

Quem tem direito a carteira de motorista grátis?

Existem alguns requisitos básicos para receber o benefício social do CNH gratuito. Por isso fique atento aos principais requisitos aqui:

  • Ser inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas do Governo);
  • Ter mais de 18 anos;
  • Estar sem trabalho há mais de 1 ano;
  • Renda familiar per capita de até 2 salários mínimos;
  • Saber ler e escrever;
  • Ser beneficiário de algum programa social como o Auxílio Brasil, ou outro;
  • Estudar em rede pública com bom desempenho

Contudo, esses requisitos podem variar conforme o estado. Por isso, verifique em seu estado quais são os requisitos básicos para saber se você se enquadra em receber esse benefício.

Outro dado importante é que o benefício não é apenas para a primeira habilitação. Portanto, se você está procurando uma recolocação no mercado de trabalho como motorista, motoboy, fretista ou outro, pode utilizar o CNH Social para acrescentar outra categoria de carteira de habilitação.

Como se cadastrar no programa?

O CNH Social é um programa público, então você não precisará pagar nada, nenhuma taxa para se cadastrar a uma das vagas disponíveis. Contudo é necessário saber corretamente o caminho para se cadastrar, afim de evitar burocracias, e evitar aborrecimentos.

Para se cadastrar, é necessário acessar o website oficial do Detran do seu estado. Acessando o site, você irá procurar por uma aba como CNH SOCIAL/ CNH POPULAR, algo que remeta ao programa. Lembrando como comentamos anteriormente, os nomes do programa podem variar conforme seu estado, esteja atento a isso.

Após fazer isso, você poderá baixar o edital oficial do programa, e verificar através deste edital se você se enquadra nos requisitos do programa em seu estado.

Quais documentos preciso para me inscrever no CNH Popular?

Para se inscrever no programa social que dá direito a fazer a carteira de motorista, é necessário juntar alguns documentos pessoais para enviar no cadastro.

Portanto, fique atento a seguir, quais são os documentos necessários para a inscrição:

  • Documento de Identificação com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho), portar uma cópia e o documento original também;
  • CPF, idem documento oficial e uma cópia;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de Casamento (se for casado)

Agora entendemos como funciona o processo legal para se ter direito a ter uma carteira de motorista totalmente grátis, através deste belíssimo programa social que está ajudando muitas famílias em todo o Brasil. Se você conhece alguma pessoa que tem dúvidas sobre o programa, envie esse artigo para que possa sanar as dúvidas. Sinta-se livre para comentar e tirar mais dúvidas, ajudaremos da melhor maneira que conseguirmos.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.